NFe 4.0: principais rejeições da nova versão

0
Rejeições NFe 40 Tempo de leitura: 3 minutos

Veja quais são as rejeições que estão acontecendo com a nova versão da Nota Fiscal Eletrônica e aprenda a resolvê-las.

A NFe na versão 4.0 já pode ser emitida desde dezembro do ano passado, mas, devido às várias mudanças que vem ocorrendo desde então, muitas empresas acabam deixando para se adaptar aos novos campos nos últimos dias.

Isso não é indicado, pois no decorrer da migração de versão, várias notas podem ser rejeitadas por causa das regras de validação que passaram a valer com a nova versão.

Para ajudar você, nós buscamos quais as rejeições mais comuns na NFe 4.0 e como resolver para que você tenha o mínimo de esforço na adequação ao novo layout.

Confira!

 

Principais rejeições:

Rejeição 885: GTIN informado, mas não informado o GTIN da unidade tributável

O código de barras GTIN é outra mudança que a NFe 4.0 trouxe. Ele deve ser informado nos campos cEAN (código comercial do produto) e cEANTrib (código tributável do produto) nos casos onde existe o GTIN. Se o cEAN for preenchido na NFe, obrigatoriamente o código tributário correspondente deve ser informado. Caso contrário, a nota poderá ser rejeitada.

👉 Veja como resolver

 

Rejeição 869: Valor do troco incorreto

A NFe 4.0 trouxe alguns novos campos e dentre eles está o Valor do Troco. Este campo deve ser informado sempre que o valor do pagamento é maior que o valor total da nota. Lembrando que podem haver mais de um meio de pagamento (dinheiro, cartão, etc).

valor troco incorreto nfe 4.0

👉 Veja como resolver

 

Rejeição 902: Valor Líquido da Fatura difere do Valor Original menos o Valor do Desconto

A nova versão trouxe validações a campos já existentes, como o caso do grupo de faturas nos Dados de Cobrança da NFe. O valor líquido da fatura deve ser o valor original da fatura subtraído do valor do desconto dado no total da NFe. Caso o valor seja menor, esta rejeição irá acontecer.

👉 Saiba como resolver

 

Rejeição 881: Percentual de FCP ST igual a zero

Existem muitas dúvidas em relação ao FCP na NFe 4.0. Uma delas é se seus campos devem ser informados mesmo quando sobre um produto não incide a alíquota para o Fundo. Neste caso, os campos não devem ser informados, nem com os valores zerados. Caso contrário, uma rejeição pode acontecer, como para os campos relativos ao ST.

👉 Veja como resolver

 

Rejeição 871: O campo Meio de Pagamento deve ser preenchido com a opção Sem Pagamento

O Grupo Pagamento passou a ser obrigatório para NFe na versão 4.0. Porém há alguns tipos de notas que não faz sentido preencher o pagamento sendo que não se trata de uma operação de venda. É caso de NFes com a finalidade de Devolução ou Ajuste. Para essas notas, o meio de pagamento deve ser “90 – Sem Pagamento”. Qualquer outro valor poderá resultar em rejeição.

👉 Saiba como resolver

 

Outras rejeições

Caso você se depare com outras rejeições, não se preocupe! A nossa Base de Conhecimento reúne mais de 900 artigos com resolução de problemas e dúvidas sobre os documentos fiscais eletrônicos. Acesse agora:

 

BASE DE CONHECIMENTO OOBJ

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *