Meu fornecedor entregou a mercadoria e depois cancelou a Nota Fiscal. O que fazer?

0
fornecedor cancelou nota fiscal depois te entregar mercadoria Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com as regras do Fisco uma nota fiscal não pode ser cancelada após a saída da mercadoria do estabelecimento, mas e se mesmo assim o seu fornecedor cancelar a NFe depois de entregar a mercadoria?

Saiba o que fazer e confira dicas para evitar este problema:

 

O cancelamento da Nota Fiscal

Após gerar uma nota fiscal o fornecedor tem apenas 24 horas para cancelar a nota e a mercadoria não pode ter sido entregue ao destinatário. Além disso, o emitente não pode realizar o cancelamento caso a mercadoria tenha passado por um posto de fiscalização (e a Sefaz emitido um Registro de Passagem) ou o transportador tenha emitido um CTe ou MDFe para o documento.

 

Como resolver o problema:

Caso a sua nota fiscal eletrônica tenha sido cancelada não existem muitas alternativas. Afinal, após o seu cancelamento a nota perde sua validade fiscal e para a Sefaz a venda não foi efetuada. Nesse caso o destinatário não deve receber a mercadoria a menos que o fornecedor faça a emissão de outra NFe.

 

Como evitar que o fornecedor cancele a NFe:

É possível evitar que o fornecedor cancela a nota fiscal e o processo é relativamente simples. Para impedir que o emitente cancele a nota basta realizar a manifestação do destinatário.

Para realizar a manifestação do destinatário é necessário:

  1. Possuir o certificado digital válido (modelo A1 ou A3);
  2. Ter o Java instalado;
  3. Possuir o aplicativo da Sefaz ou uma solução especializada.

Confira aqui o tutorial completo.

 

É importante conhecer o status da sua nota!

Para não ser pego de surpresa e evitar problemas com o Fisco é importante conhecer o status da sua NFe na Sefaz. Afinal, não é sempre que o seu fornecedor avisa quando cancelou uma nota fiscal.

Como consultar o status da NFe:

Através do Portal da Nota Fiscal Eletrônica é possível consultar o status de cada nota que sua empresa recebe, porém, só é possível realizar a consulta de uma nota por vez.

Evite retrabalho: buscar nota por nota na Sefaz desperdiça tempo e recursos, por isso, a Oobj desenvolveu uma solução que automatiza 100% o trabalho de recepção, validação e armazenamento de seus documentos fiscais eletrônicos. O Recebe DFe realiza pesquisas periódicas na Sefaz baixando todos os cancelamentos (quando houver) de forma automática e segura.

Conheça o Recebe DFe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *