Fim do emissor gratuito de MDFe

0
Emissor gratuito do MDFe será descontinuado em Outubro Tempo de leitura: 1 minuto

A partir de 1º de Outubro o emissor gratuito de MDFe será descontinuado e não receberá mais nenhuma atualização.

A Secretaria da Fazenda informou que não atualizará mais o emissor gratuito do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe). Mas contribuintes que já possuem o aplicativo instalado em suas máquinas poderão utilizá-lo enquanto novas regras de validação não surgirem.

A partir de 1º de Outubro também não será mais possível baixar o aplicativo.

 

O que é o MDFe

O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe) é o documento que agrupa todas as informações da operação de transporte. Ele é obrigatório nos casos de transporte interestadual de mercadorias e quando há mais de um CTe na operação.

O MDFe é o documento que agiliza o registro em lote dos documentos fiscais em trânsito. Ele também identifica a unidade de carga utilizada e as características do transporte.

 

Porque o emissor foi descontinuado

O Fisco optou por descontinuar o emissor gratuito do MDFe porque detectou que a maioria dos contribuintes emitem o documento através de soluções próprias. De todos os MDFes processados pela SEFAZ, apenas 7% eram emitidos pelo aplicativo.

A Secretaria da Fazenda recomendou que os contribuintes que dependem do aplicativo já iniciem o processo de migração para soluções especializadas.

 

Precisa de um emissor de MDFe?

A Oobj otimiza os processos de emissão de Documentos Fiscais eletrônicos e te oferece controle total do percurso de suas mercadorias (você acompanha o MDFe desde a emissão até o encerramento). Além disso, nossa solução é completa e pode ser totalmente integrada ao seu ERP.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *