Encerramento de MDFe agora pode ser feito pelo Fisco, confira:

0
Encerramento de MDFe agora pode ser feito pelo Fisco Tempo de leitura: 2 minutos

Saiba como o MDFe poderá ser encerrado pelo Fisco:  

Em maio um comunicado foi divulgado através do Portal do Manifesto Eletrônico indicando que foi implantado o evento de encerramento do Fisco do MDFe. O evento segue determinação do Ajuste SINIEF 04/18, alteração ao Ajuste 21/10 que institui o Manifesto de Carga.

A mudança já foi feita nos ambientes de homologação e produção na Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul que atende a todos os estados do país.

 

Como Funciona:

A Sefaz irá automaticamente encerrar um MDFe do modal rodoviário quando este ainda estiver autorizado em 60 dias. Este processo será executado uma vez ao dia. Logo todos os Manifestos que se encaixam neste critério serão encerrados ao mesmo tempo.

Os eventos emitidos pelo Fisco serão recebidos através da busca automática na Sefaz.

Atualmente existem soluções que consultam os documentos fiscais e realizam o download automático do XML. O Recebe DFe, por exemplo, recebe e processa todos os tipos de Eventos, inclusive os gerados pelo Fisco.

Estão previstas outras hipóteses para o encerramento automatizado do MDFe, porém elas ainda não foram divulgadas e serão avaliadas em breve.

 

Então não preciso mais encerrar meus MDFes?

Não, você ainda precisa continuar encerrando os MDFes para que consiga realizar novos transportes. A Sefaz valida se já existe um MDFe não encerrado para o mesmo emitente, mesma placa, mesmo tipo de emitente (prestador de serviço de transporte ou transporte de carga própria) e mesmo estado de descarregamento. Caso este caso aconteça o MDFe poderá ser rejeitado por:

Outra situação é se o mesmo acontecer só que com sentido oposto. Existir um MDFe ainda autorizado para a placa principal, mas contendo as UF de carregamento e de descarregamento invertidas. Neste tipo de ocorrência a regra de validação a ser aplicada seria:

Ambos os casos só podem ser resolvidos se o emitente encerrar o MDFe anterior.

 

Para evitar problemas, acompanhe seu Manifesto Eletrônico de Documentos:

O Oobj MDFe é uma ferramenta que otimiza o processo de emissão do MDFe e oferece diversas ferramentas para que você acompanhe sua carga.  

Com essa solução é possível visualizar quais documentos não foram encerrados e também  em qual momento do Ciclo de Vida o documento está. No Ciclo de Vida do MDFe estão inclusos:

  • Eventos do emitente;
  • Cancelamento do documento;
  • Inclusão de condutor;
  • Encerramento e/ou
  • Eventos do Fisco.

Para saber mais sobre o Oobj MDFe fale com um de nossos especialistas e veja o que podemos fazer por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *