Como recuperar notas fiscais que foram perdidas?

0
como recuperar notas fiscais Tempo de leitura: 3 minutos

Armazenar notas fiscais eletrônicas emitidas e recebidas é obrigação do contribuinte. E a lei exige que as notas sejam armazenadas por pelo menos cinco anos, por isso é recomendado fazer periodicamente o backup de suas notas. Mas o que fazer se elas foram perdidas?

 

 

Saiba como recuperar notas fiscais:

 

Recuperar notas fiscais de forma manual

É possível recuperar notas fiscais através do Portal da NFe. A Sefaz possui um serviço para consulta da nota fiscal eletrônica, e além da consulta essa funcionalidade permite que você baixe nota por nota manualmente.

Para esse processo é necessário ter a Chave de Acesso da NFe, confira:

consulta nfe

Passo a passo:

  1. Tenha o DANFE em mãos e acesse o site da Nota Fiscal Eletrônica.
  2. Digite a chave de acesso no campo informado. É necessário informar o número de 44 dígitos presente no DANFE.
  3. Digite o código de acesso da imagem do site.
  4. Faça o download do XML.

Observação: para realizar a consulta corretamente é necessário ter o certificado digital habilitado e permitir a gravação de cookies no navegador.

 

Não tenho a chave de acesso, e agora?

Não é possível baixar documentos perdidos sem a chave de acesso. Afinal, a chave de acesso é o identificador da nota fiscal e sem ela não é possível saber qual documento foi emitido.

Porém, uma alternativa é tentar encontrar suas notas através do WebService de Distribuição, um serviço na Sefaz que busca todos os documentos dos últimos 3 meses sem a necessidade da chave de acesso. Para realizar a busca basta ter o CNPJ e o certificado digital da empresa. Mas, mesmo sendo muito importante para o processo de recebimento de documentos, ele tem suas limitações:

  • Não é possível encontrar documentos mais antigos que 3 meses. Ou seja, ele não serve para documentos perdidos há muito tempo.
  • É um serviço voltado para o destinatário. O seu propósito é descobrir notas emitidas contra a empresa. Logo, não é útil para documentos perdidos pelo emitente.
  • Apenas alguns documentos podem ser baixados. A Sefaz não entrega todos os documentos dos contribuintes presentes na NFe. Confira nesta lista quais documentos cada ator da nota pode baixar.
  • Para o destinatário é necessário realizar a manifestação para baixar o documento.

 

Download automático das notas fiscais

Para garantir que você obtenha todas as suas notas fiscais de forma prática e segura, a melhor alternativa é optar por uma solução que automatize esse processo. A Oobj possui um serviço que realiza o download dos documentos (XML da NFe) direto no portal nacional da Sefaz, através de uma lista de chaves de acesso. O download é automatizado e também é permite a geração do DANFE de cada documento baixado.

Para saber mais sobre esse serviço fale com a gente!

 

Evite problemas, armazene suas notas em um lugar seguro!

Ter o backup de suas notas em um local seguro é fundamental para evitar problemas com o Fisco! A Oobj possui uma solução gratuita onde você pode fazer o backup seguro de seus documentos fiscais eletrônicos pelo prazo previsto pela legislação. Além disso, você tem a opção de compartilhar suas notas de forma inteligente e segura com seus clientes, parceiros e contadores.

Conheça o Noov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *