Cinco passos para uma gestão de projetos de TI mais flexível

0

O gerenciamento de projetos não caminhou no mesmo ritmo das mudanças dos departamentos de tecnologia da informação ou do negócio.

Nos últimos anos, os departamentos de TI adotaram arquitetura orientada a serviços (SOA) e práticas de desenvolvimento ágil para se tornarem mais eficientes, considerando as  reais necessidades das áreas de negócio. Mas as metodologias tradicionais para gerenciamento de projeto vêm ao longo deste tempo se mostrando muito rígidas e burocráticas, trabalhando  contra os departamentos de TI.

Para manter o passo com o negócio e com o resto da TI, o gerenciamento de projetos precisa flexibilizar suas práticas. Mary Gerush, diretora da Accelare, oferece cinco medidas para os times aplicarem e melhorarem o tempo de resposta na gestão de projetos.

1- Adote um framework

Um framework é uma coleção de várias peças da funcionalidade de um gerenciamento de projetos, diz Gerush. Quantos projetos são necessários para um projeto e não todos os passos de uma metodologia.

2- Descubra o que realmente precisa entregar

Para projetos de curta duração, um relatório por e-mail da situação pode ser mais apropriado que um documento formal, a formalidade e requisitos de um documento pode ser a morte de alguns projetos, escreve ela. Por isso, aconselha que os gerentes de projeto customizem as entregas de acordo com as necessidades de cada um deles.

3- Meça a eficiência de um projeto de forma diferenciada

Gerenciamento de projetos baseia-se em entregar projetos no prazo e dentro do orçamento, e claro, confia-se na metodologia para fazer isso acontecer. Mas se pretende que o gerenciamento de projetos seja mais flexível, precisa encorajar um novo comportamento. Então recompense a equipe quando eles se adaptam de forma rápida as necessidades de mudança do negócio, mesmo se o prazo e o orçamento tiverem alguns deslizes.

4-Treine gerentes de projetos para serem líderes, mais do que malucos por controle

Gerentes de projeto podem confiar na habilidade analítica para completar projetos. “Mas o gerenciamento flexível não é uma questão exata, preto ou branco”, escreve. Requer uma visão mais completa, compreensão e exercício de liderança adaptativa ao invés de comando e controle.

5- Continue melhorando as praticas de gerenciamento

Sua abordagem deve envolver TI e o negócio. Solicite aos gerentes de projetos e parceiros de negócio ideias sobre como fazer sua prática de gerenciamento de projetos mais responsiva.

Fonte: CIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *