Acompanhe o ciclo de vida de sua NFe

0
Tempo de leitura: 2 minutos

Saiba tudo o que acontece com as suas Notas Fiscais através do ciclo de vida dos documentos. Ele mostra desde emissão até a manifestação do destinatário ou cancelamento.

 

A NFe é o documento que registra a operação de venda de mercadorias, mostrando onde e quando determinado produto foi vendido.

A Nota Fiscal eletrônica é quem garante que a operação de venda foi legal e também certifica que o governo recolha os devidos impostos. O processo de emissão do documento é considerado simples. Mas você sabe por quais processos uma nota fiscal passa até encerrar o seu ciclo de vida?

Para visualizar e entender de forma detalhada todos os itens percorridos pelas notas fiscais emitidas por você, acesse o Infográfico que preparamos. Com esse material você consegue ficar por dentro do ciclo de vida dos seus documentos fiscais e sistematizar melhor o processamentos dos seus documentos fiscais.

 

ACESSAR O INFOGRÁFICO

 

 

Passo a Passo do ciclo de vida da NFe

Confira agora rapidamente alguns dos pontos percorridos por uma Nota Fiscal: 

 

Envio para SEFAZ

A emissão da Nota Fiscal eletrônica é o início de seu ciclo de vida. No processo de emissão, os dados da NFe são preenchidos em um software emissor e enviados para SEFAZ. Após o envio, a nota pode ser autorizada, denegada ou rejeitada.

 

Autorização

Quando todos os dados da nota fiscal estão corretos e os atores estão em dias com o fisco, a nota será autorizada. Assim, ela segue para as outras etapas do Ciclo de Vida e pode ter diversos eventos vinculados a ela.

 

Cancelamento

O cancelamento da nota fiscal só ocorre quando há alguma informação errada na nota, afinal, depois que uma NFe é autorizada não é mais possível alterar seus dados. Quando algum dado do documento não está correto é necessário cancelar a nota e emitir um novo documento.

 

Manifestação do destinatário

A Manifestação do Destinatário é um evento em que o destinatário da nota fiscal informa a SEFAZ sobre o status da operação de produtos ou serviços.

 

Dentre outros eventos

O Ciclo de Vida da NFe ainda conta com outros eventos do Fisco. Podemos citar CTe Autorizado, MDFe Autorizado e Registro de Passagem.

 

Tenha com você o ciclo de vida da NFe

Acesse o link e faça o download do nosso Infográfico. Assim você pode consultar e tirar suas dúvidas sobre o ciclo de vida das suas notas fiscais a qualquer momento.

 

 

ACESSAR O INFOGRÁFICO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *