Black Friday – Sua empresa está preparada para alta demanda?

0
black friday - nota fiscal Tempo de leitura: 3 minutos

Estamos em Novembro e uma das datas mais importantes do varejo está chegando: a Black Friday. Sua empresa está preparada para isso?

A Black Friday é um evento que começou nos EUA e hoje tem bastante adesão aqui no Brasil. O evento acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, um dia após o Dia de Ações de Graças. Nessa data lojistas de diversos segmentos oferecem descontos diferenciados e os consumidores conseguem comprar diversos produtos por valores promocionais.

No Brasil, a Black Friday (BF) começou em 2010 no e-commerce e só depois disso cresceu nas lojas físicas. Desde então o número de pessoas comprando nessa data aumenta cada vez mais. Atualmente a BF só perde no volume de vendas para o Natal! Você lojista precisa estar preparado para esta quantidade de compras!

Entenda o porquê:

 

A Black Friday dá início a alta temporada de vendas

É em Novembro que consumidores começam a planejar suas compras de final de ano e a BF é considerada uma ótima data para antecipá-las e economizar. Por isso é importante garantir que tudo funcione bem, afinal, caso seu cliente não tenha uma boa experiência de compra durante este período provavelmente ele não irá voltar para as compras de Natal.

 

Mudanças e planejamento:

Cada vez mais as pessoas planejam e programam suas compras. Pesquisas recentes realizadas pelo Google Brasil revelaram que em tempo de crise as pessoas aprimoram bastante suas pesquisas antes de comprar. A boa notícia é que elas não deixam de fazer suas compras.

 

Então, não deixe de vender!

É durante a alta temporada de vendas que as pessoas ficam mais impacientes e a demora na emissão da nota fiscal pode fazer com que o seu cliente desista da compra, seja ela online ou presencial.

Emitir a nota fiscal é uma etapa importante do processo de vendas, o documento é que garante segurança tanto para o vendedor quanto para o consumidor. Afinal a confiança na loja é um dos fatores mais considerados na hora da compra, ou seja, a emissão do documento fiscal tem impacto direto no faturamento da sua empresa.

Por isso, é necessário garantir a impressão do documento fiscal eletrônico e ter um cuidado especial na hora de escolher o seu sistema emissor (NFe, NFCe e SAT).

 

O seu faturamento não pode parar

Em períodos de alta demanda pode ser que a Sefaz do estado não consiga processar todas as solicitações de uma só vez ou saia do ar, você não pode perder uma venda por isso. É por isso que soluções com integrações poderosas garantem o bom andamento da sua operação de vendas.

Na Oobj por exemplo, as soluções para documentos fiscais contam com uma tecnologia que permite que a equipe da Oobj tenha visibilidade da saúde de todos os serviços de todas as Sefaz. A tecnologia utilizada neste sistema é o Hystrix, também utilizada pela Netflix. Com ela, caso alguma Sefaz demonstre problemas, a solução aciona automaticamente a emissão em contingência offline, ou seja, quando a Sefaz está fora do ar a solução imprime a nota de forma automática e depois busca a autorização.

Antes, o processo era outro: primeiro o serviço realizava a tentativa de emissão ou era realizada a consulta a disponibilidade da Sefaz para só então a funcionalidade ser ativada. Agora todo o processo é feito de forma automática sem perda de tempo ou recursos.

 

Não está convencido sobre a importância da data?

Entenda a Black Friday em números! O Google publicou uma pesquisa onde revela a intenção de compra e outros dados sobre o consumidor. Confira algumas informações importantes:

  • 71% dos entrevistados já haviam comprado algo durante a black friday;
  • 68% deles pretendem comprar algo na edição de 2017 (em 2016 apenas 61% pretendia participar);
  • 33% das pessoas estão esperando a data para comprar algo específico;
  • 79% das pessoas realizam a compra exatamente na sexta-feira;
  • Confiança na loja é o segundo fator mais importante na decisão de compra, perdendo apenas para o preço do produto.

 

Dica final: Não faça Black Fraude

O consumidor está cada vez mais atento, não adianta estar preparado e não conseguir completar a venda por não conseguir entregar o que prometeu.  Além disso, o comprador não irá adquirir um produto sem a nota e se lembrará de uma experiência falha com a loja.

Sua empresa está realmente preparada para a Black Friday? Não perca vendas devido a demora para emitir uma nota fiscal. Fale conosco! Temos a solução certa para que o seu faturamento ocorra sem dores de cabeça.

Eu quero estar preparado para alta demanda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *