Backup de notas fiscais no servidor da empresa é seguro?

0
backup nota Tempo de leitura: 2 minutos

Saiba quais são os riscos de armazenar suas notas fiscais em um servidor local e conheça uma maneira segura e gratuita de armazenamento nas nuvens.

O armazenamento das notas fiscais é obrigação tanto do emissor quanto do destinatário da nota fiscal. Já falamos aqui a respeito do tempo e maneiras de armazenar a NFe. Mas e quem armazena as notas fiscais em servidor dentro da própria empresa? Os documentos estão realmente seguros?

 

Armazenamento NFe

Armazenar notas fiscais em um servidor da própria empresa é melhor do que não possuir nenhuma forma de armazenamento… Porém, esse processo traz diversos riscos que podem gerar dores de cabeça e até prejuízos financeiros. Conheça os riscos:

 

Ransomware:

O ransomware é um malware que após se instalar no seu computador bloqueia o acesso a seus arquivos. Basta que um computador seja infectado para que ele se espalhe por toda a rede e a comprometa. Na grande maioria dos casos, para ter acesso novamente aos dados,é necessário pagar um “resgate” ao hacker que o instalou.

Após infectado, os dados da sua máquina são criptografados e a remoção do ransomware se torna muito difícil. Para retomar o acesso aos dados é necessária a utilização de uma chave de acesso, e a vítima terá comprá-la de quem infectou seu servidor.

Responda nosso quiz e saiba se você está seguro em relação à ransomwares.

 

Desastres naturais:

Desastres naturais nem sempre são previstos, caso algum ocorra e haja qualquer dano a seu servidor local os documentos fiscais armazenados ali podem se perder para sempre. É obrigação do contribuinte armazenar as notas, assim, caso o Fisco as solicite e a empresa não tenha ela estará vulnerável a penalizações.

 

Outros fatores:

Não é só o ransomware que pode trazer riscos a sua empresa, o alto custo com a manutenção de um servidor local pode fazer com que sua organização tenha gastos imprevistos.

Além disso, com um servidor local não é possível acessar os dados sem estar conectado na mesma rede que ele. E no caso do armazenamento de documentos fiscais eletrônicos a ausência de organização pode gerar perda de tempo e competitividade. A boa notícia é que tudo isso pode ser evitado realizando o backup das notas em um ambiente seguro.

 

Armazene suas notas em um local seguro e economize com isso!

O Noov é uma solução desenvolvida especialmente para o armazenamento de Documentos Fiscais Eletrônicos. Ele realiza o backup seguro na nuvem de todas suas notas fiscais e ainda permite o compartilhamento com seus parceiros de forma segura.

Tudo isso gratuitamente!

Com o Noov você tem acesso a seus documentos de forma simples, organizada e de onde você estiver! A solução possui integração com o seu ERP e permite que você escolha a forma de backup das notas: automática, via FTP, email, Noov Client ou API REST.

O  Noov é uma solução Oobj, conheça:

-> Quero armazenar minhas notas fiscais de maneira segura e gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *