5 maneiras de guardar Notas Fiscais Eletrônicas

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guardar notas fiscais eletrônicas Tempo de leitura: 3 minutos

A Nota Fiscal Eletrônica é o documento que contém todas as informações das transações comerciais da sua empresa e a lei exige que você as armazene por 5 anos. Mas atenção: guardar Notas Fiscais em seu formato original (XML) é importante, afinal, o XML é que possui validade jurídica.   

Veja neste post, a importância do armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

Com o armazenamento dos arquivos de forma digital não é mais necessário lotar armários com papel. Agora, realizar a guarda de Notas fiscais é mais simples e rápido, mas o processo ainda precisa de atenção e segurança.  

Confira cinco formas de realizar o armazenamento de Notas Fiscais Eletrônicas:

1. Dispositivos de memória:

Armazenar seus arquivos XML em dispositivos como pen-drives e hds externos é uma opção. Essa é uma maneira simples para quem possui pouco volume de notas. Porém esse processo não é o mais seguro, pois há grande risco de perda dos mesmos. Além disso, nessa opção o acesso aos arquivos não é o mais rápido e você ainda tem o custo de adquirir o equipamento.

 

2. DropBox:

O DropBox é uma boa opção para que quem deseja armazenar seus arquivos na nuvem.  Basta criar uma conta no aplicativo e subir os arquivos para ela. Aqui, você ainda pode baixar o programa para o seu computador e sincronizar com sua conta, tendo acesso aos documentos de onde precisar.  O espaço na sua conta DropBox é bastante limitado, mas é possível comprar mais espaço.

 

3. Google Drive:

O uso do Google Drive é bem semelhante ao DropBox. Além disso, o drive é mais popular e tem o bônus de estar ligado diretamente a sua conta google! Mas como o serviço é genérico não é possível buscar informações nos documentos armazenados, afinal, para o ele o arquivo é apenas um XML. Dica: organize suas notas de acordo com o mês ou cliente, assim, caso você precise de uma nota específica é mais fácil encontrá-la.

 

4. Mozy Backup:

O Mozy Backup também é um serviço para backup e sincronização de arquivos, ele criptografa seus arquivos oferecendo maior segurança. Ele também permite que você programe os backups por dia, semana ou mês. O Mozy possui versão paga e gratuita, onde espaço e número de contas que podem acessar os dados variam de acordo com o seu plano.


5. Noov:

O Noov é uma solução desenvolvida especialmente para o armazenamento de Documentos Fiscais Eletrônicos. Ele permite que você tenha um backup na nuvem de todas as suas notas fiscais, compartilhe-as de forma segura e explore os dados contidos na sua NFe. A solução ainda oferece a possibilidade de integração com seu ERP para envio ou recebimento de Notas Fiscais de forma automática, facilitando todo o processo. Além disso, no aplicativo é possível enviar e receber notas de várias formas: email, FTP, Noov Client e pela API REST.

O Noov funciona assim: a empresa cria e autentica sua conta, depois disso já pode fazer o upload das notas ou cadastrar regras para o envio de forma automática. É muito simples! Seus clientes, transportadores e fornecedores podem também acessar as mesmas Notas Fiscais direto no portal, após comprovar que são eles mesmos. O aplicativo também permite que receber as notas de fornecedores, centralizando tudo o que você precisa em um só lugar.  

Com o Noov você tem a certeza de que seus documentos serão armazenados pelo prazo previsto na legislação!

guardar nota fiscal noov

 

A sua empresa guarda suas notas fiscais de maneira segura?
Qual a melhor opção para você?

 

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